quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santo Antonio o santo casamenteiro!


Olá queridas e queridos
Que correria essa semana, nem tive tempo de postar algo para o dia dos namorados. (Snif, Snif).
Bom vocês sabem que estou correndo om os preparativos do noivado e do aniversário, então me deem um desconto! O trabalho tambem está puxado, fechando alguns projetos, alem da minha empreitada na politica, (que é uma história que ja prometi contar, e que conto em outro post).
Pois é deixando as chorumelas de lado vamos lá.


Hoje é comemorado pelos católicos o dia de Santo Antonio, em muitas religiões ou crenças não existe essa devoção aos santos, porem venho trazer o Santo Antonio, pois ele se popularizou no Brasil como santo casamenteiro.
Santo Antonio, que se chamava Fernando, adotou o nome de Antonio em homenagem a santo Antão, foi um homem que nasceu em família rica e decidiu largar tudo para viver uma vida humilde em mosteiros ajudando os pobres. Santo Antônio, é conhecido por sua humildade e devoção aos pobres e explorados, bem como à igreja e seus preceitos. É conhecido como o santo casamenteiro, além de ajudar a encontrar objetos perdidos e por ser o padroeiro dos militares.


HISTÓRIAS E LENDAS

As imagens de Santo Antônio geralmente caracterizam-no em trajes franciscanos segurando no colo um bebê . As explicações para a figura da criança em seu colo divergem: alguns afirmam que o bebê simbolizaria o amor que o santo devotava às crianças órfãs; outra teoria é a de que o conde Tiso teria hospedado Santo Antônio que em sua estada, teria sido visto pelo conde conversando com Nossa Senhora enquanto esta lhe entregava o menino Jesus.
Assim é a história de Santo Antônio, recheada de lendas e tradições. Diz-se que ele ressuscitava mortos, curava doenças, aliviava o sofrimento dos pobres e ajudava moças a arrecadarem dinheiro para o casamento - daí a fama de casamenteiro. Simpatias como colocar o santo de cabeça para baixo ou tirar o menino de seu colo para só devolvê-lo depois de alcançar a graça são feitas pelas moças que almejam conseguir se casar. Normalmente esses rituais são feitos na madrugada do dia 13 de junho, dia da morte de Santo Antônio.
Santo Antônio amava a natureza e a solidão, gostava de meditar em lugares afastados, longe do barulho da cidade. O lírio que aparece, em algumas imagens, nos braços ou nos pés do santo ou da criança simboliza a pureza.
Não se sabe ao certo por que recebeu esse atributo de santo casamenteiro, mas para algumas noivas ele já virou tradição nos casamentos. Algumas noivas ao invés de jogar o buquê, jogam o santo para desencalhar as amigas. Ou vemos também como buquê de damas, porta alianças, lembrancinhas entre outros.
Olha que fofo gente!
Arranjo de Santo Antonio para decoração

Buquê de dama de honra

Porta Alianças

Buquê de Noivas

Fica a dica!

Bju, Bju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário