quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cerâmica pintada a mão.

Uma vez ganhei um kit do florata do Boticário e com ele vieram duas canecas em forma de coração e uma caneta para desenhar nelas. Achei super legal, desenhava, e depois podia lavar que saia tudo. Ai fiquei pensando se poderia desenhar alguma coisa definitiva nelas, então fui procurar alguma coisa na net. Acabei encontrando uma ideia bem legal, uma técnica de pintura em cerâmica ou porcelana que vi no site do Banana Craft. Achei o máximo, além de ser uma boa ideia para decoração e personalização de peças, ainda podemos fazer para lembranças personalizadas. E tudo a mão!

Quer fazer tambémVocê vai precisar de:
- Caneta Creative Marker Compactor com ponta de 2,5mm (que você encontra em loja de produtos para artesanato ou papelarias, nas cores que desejar, porem não tem uma variedade muito grande de opção de cor)
- Tinta Decorfix brilhante para vidro, metal e cerâmica, da Corfix (nas cores que desejar).
- Peças de porcelana ou cerâmica (que suportem ir ao forno)




cerâmica pintada a mão
A Dani do Banana Craft usou um jogo de porcelana branca de potes, açucareiro e caneca para fazer uma pintura. Ela fez peças pintadas a mão com a caneta especial e com tinta própria.

porcelana pintada a mão

Ela usou uma caneta especial (Creative Marker Compactor com ponta de 2,5mm) tipo a que veio no meu kit. A tinta da caneta também é solúvel em água. Além de não ter cheiro, ainda permite que você lave a peça quantas vezes quiser, caso não fique satisfeita com o resultado da pintura. 
Enquanto a tinta da caneta ou a tinta decorfix está molhada, é só colocar embaixo da torneira que sai tudo. Depois que seca, é preciso esfregar para que a tinta saia. Mas se não queimar no forno, sai tudo, como se tivesse pintado com tinta guache. Como a porcelana não absorve a tinta, é bem diferente de pintar madeira ou tecido.
A grande vantagem da caneta sobre as tintas para cerâmica é que a caneta não faz sujeira, não tem cheiro e é muito prática de usar. Exatamente como se você estivesse usando uma canetinha comum ou um marcador permanente. E, se não ficar satisfeita com o desenho, é só lavar antes de levar ao forno que a peça fica limpinha, pronta para ser pintada novamente.

.
porcelana pintada a mão

Olha só os detalhes dos desenhos que fofos!

porcelana pintada a mão

porcelana pintada a mão
Todas as peças em preto e branco foram pintadas a caneta. Seguindo as instruções do fabricante, depois de pintar as peças, é só esperar secar (é bom deixar pelo menos 24 horas) e depois colocar no forno do fogão (forno do fogão simples mesmo, não pode ser microondas), durante 60 a 90 minutos, em temperatura baixa (160°C) para que possa queimar e a tinta fixar na peça.

porcelana pintada a mão
porcelana pintada a mão
porcelana pintada a mão

porcelana pintada a mão

porcelana pintada a mão
A tinta que ela usou para pintar é Decorfix brilhante para vidro, metal e cerâmica, da Corfix. Sempre seguindo as instruções dos rótulos.

porcelana pintada a mão
A caneca com os passarinhos amarelos ela pintou usando um pincel bem fino e a tinta amarelada. As instruções do fabricante são para esperar 24h e só depois levar ao forno por 35min. 

porcelana pintada a mão

porcelana pintada a mão
E os pratos que podem ser usados na decoração ficaram muito mais charmosos.


 É preciso sempre esperar as peças esfriarem para só depois retirá-las do forno. 

E ai gostara da idéia para personalizar peças e mudar o visual em casa?

Eu amei e vou fazer com certeza. Quando estiver pronto eu mostro para vocês.

Bju, Bju


5 comentários:

  1. ai ñ gostei desse trosso que vc postou ai

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, adorei! cute demais o passarinho fora da gaiolinha... ahhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  4. Olá, fiz a técnica com a caneta marcador permanete, mas nao usei esta marca da Marker, e quqal foi minha surpresa. Saiú tudo. e o pior, fiz e presenteei. Paguei maior mico. Fiz tudo exaamente dessa maneira. Qual foi meu erro ?

    ResponderExcluir
  5. Olá Anonimo
    Bom não sei o que possa ter dado errado, se vc fez tudo como ensina na tecnica, fiz com umas canecas e funcionou perfeitamente. Pode ter sido realmente a marca da tinta. Uma pena que não tenha saido como vc planejou, Isso ja aconteceu comigo tambem em relação a algumas técnicas q incusive nem postei aqui no blog. Se eu puder ajudar em mais alguma coisa comunique por e-mail. arteseestilos1@gmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário